ESTATUTO EDITORIAL
Gazeta Milha 12
Preâmbulo:
O Milha 12 é uma publicação periódica de relevância cariz cultural, que se constitui como um espaço de opinião e livre, de todos e para todos. A linguagem nela contida deve ser clara, não ofensiva e de respeito mútuo entre escritor e leitor. Não serão por isso considerados todos e quaisquer textos que possam conter obscenidades ou ataques pessoais que se constituam como violência gratuita ou passíveis de incitamento à violação dos direitos consagrados na Constituição Portuguesa.
1. Objetivos:
Tudo quanto será publicado, deve partir de uma noção de relevância: o que o público considera importante, seja em âmbito local, nacional ou internacional, com a "missão" de contribuir para o desenvolvimento cultural do público em geral, através da promoção e divulgação de ideias e opiniões.
2. Direitos e deveres:
O Milha 12 orienta-se por padrões de ética e idoneidade através:
-
do direito reservado de combater a censura e o sensacionalismo e considerar a acusação sem provas e o plágio como crimes;
-
do dever de rejeitar o tratamento discriminatório das pessoas em função da ascendência, cor, etnia, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social, idade, sexo, género ou orientação sexual;
-
do direito de fazer uso do contraditório;
Para cumprir os objetivos a que se propõe, no Milha 12, serão observados os princípios gerais de política editorial e normas de publicação a seguir indicados:
3. Finalidade
Estas instruções foram escritas com a finalidade de o ajudar a preparar o trabalho para o Milha 12. O seu objetivo é assegurar que os textos publicados tenham o aspeto gráfico pretendido pela equipa colaboradora desta publicação e possam passar pelas fases de pré-impressão e impressão de forma rápida e eficiente. Assim, determina-se que todos os documentos devem ser entregues em formato digital, para o email milhadoze@gmail.com, segundo as normas a seguir indicadas, quer para o texto, quer para as figuras, conforme disposto nos pontos 5 a 10.
​
4. Atividade
Toda a atividade do Milha 12 desenvolver-se-á nos domínio cultural, artístico, científico e pedagógico-didático com vista à edição e produção textual que representem e se constituam como uma mais valia no desenvolvimento social do leitor. Os textos a editar chegarão ao Milha 12 por convite ou iniciativa dos/a autores para a escrita de textos temáticos. Os tetos não devem exceder os 1500 caracteres.
​
5. Prioridade
Constituem-se como prioridade todos os textos que aflorem conteúdos ou se baseiam em factos, acontecimentos, eventos locais e regionais, de cariz informativo e com relevância social.
6. Publicação
As edições do Milha 12 são publicadas em acesso aberto e estão sujeitas ao estabelecimento de preço por forma a ser rentabilizada e ter em consideração as condições do mercado livreiro específico. Para tal, serão procuradas as melhores formas de distribuição e comercialização (protocolos, contratos, parcerias e/ou distribuição direta). As edições serão em Língua Portuguesa, seguindo o acordo ortográfico de 1990, salvo se a utilização de qualquer Língua Estrangeira estiver relacionada com o conteúdo do texto escrito e se configure como impreterível e essencial para o mesmo.
7. Organização do documento
Os textos e as figuras (gráficos, equações matemáticas, fotos, desenhos, tabelas, etc.) devem ser gravados individualmente e enviados por “partes”, separados de forma percetível de modo a que, seja fácil fazer corresponder o texto e as figuras. As figuras, não devem ultrapassar a «mancha» horizontal do formato A3 e devem estar numeradas pela ordem em que surgem no texto bem como apresentar as respetivas legendas e créditos autorais.
8. Documento
No Milha 12 serão publicados todos os tipos de texto (poesia, crónica, conto, artigo de opinião, comentário, entrevista,…) e todos os géneros e subgéneros textuais (narrativa, descrição, argumentação, explicação e diálogo). Os originais devem ser apresentados em Microsoft Word e enviados para o email milhadoze@gmail.com (até 15 dias antes da publicação).
9. Qualidade das imagens e grafismos
Qualquer elemento gráfico que faça parte de um texto ou constitua por si um contributo isolado como fotografia, desenho, pintura ou pictograma deve ser enviado separadamente do texto em ficheiro próprio com uma qualidade e resolução igual ou superior a 300 dpi e em formato PNG ou JPEG, identificando o autor e eventualmente, se necessário, a respetiva legenda.
10. Princípios
O Milha 12 deve pautar os seus textos pelos princípios de Liberdade, Equidade, Independência, Transparência, Lealdade pelos leitores e Ética Moral e Religiosa. Sempre que um texto for suscetível de interpretações antagónicas, deve o Milha 12 fazer constar todos os pontos de vista, que até ele, possam chegar.
